Vários deputados debateram, nesta terça (quatro de outubro), a venda de bebidas alcóolicas dentro dos estádios de futebol em Pernambuco.
O deputado Antônio Moraes, do PSDB, trouxe o assunto à tribuna, informando que deu entrada em projeto de lei para permitir a comercialização do produto. Atualmente, a venda e o consumo são proibidos nos centros esportivos localizados no Estado. O parlamentar afirmou que frequenta os estádios, e que nunca presenciou briga de torcedores devido à ingestão de bebidas. 

Ainda de acordo com Moraes, o assunto deve ser debatido, pois a FIFA exige a comercialização de cerveja e outros produtos nas arenas esportivas. Já o deputado Maviael Cavalcanti, do Democratas, manifestou posição contrária à venda de bebidas alcóolicas nos estádios.

Segundo o parlamentar, os torcedores devem buscar o entretenimento, sendo inadequado o consumo de álcool, uma vez que pode incentivar a violência. Ainda de acordo com Cavalcanti, o investimento aplicado em obras visando à Copa do Mundo, seria melhor utilizado na construção de escolas técnicas e na melhoria de outras unidades de ensino no Estado. 

O deputado Vinícius Labanca, do PSB, afirmou que a realização do evento esportivo vai deixar um legado importante para Pernambuco. Na avaliação dos deputados Daniel Coelho e Betinho Gomes, do PSDB, é preciso realizar uma audiência pública para aprofundar o debate sobre a venda de bebidas alcóolicas dentro dos estádios.

Segundo o deputado Tony Gel, do Democratas, faltou planejamento ao Governo Federal, uma vez que o país anfitrião assume o compromisso de atender as exigências da FIFA, como a comercialização de produtos alcóolicos. De acordo com o deputado Izaías Régis, do PTB, o Congresso Nacional deve resolver a questão por meio de uma lei federal.