CDL-Paulista

Minha foto
Paulista, Pernambuco, Brazil

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Elevação do 13º salário em PE é a maior do Brasil, diz Dieese



Uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que, este ano, a elevação do montante pago no 13º salário em Pernambuco é mais alta que a média, não só nos outros estados do Nordeste (subiu 16,8%) como em todo o Brasil, um aumento de pouco mais de 16%. O valor médio do 13º é de R$ 1.065 cerca de 4,5% mais alto que a média do que foi pago em 2010.

“É fruto tanto do aumento da renda, do ano passado para cá, quanto do aumento de pessoas com carteira de trabalho assinada, que estão empregadas nessa nova dinâmica de Pernambuco”, avalia a supervisora técnica do Dieese, Jaqueline Natal.

O Dieese também concluiu que o 13º salário está injetando mais de R$ 3 bilhões na economia de Pernambuco este ano. O número leva em conta os empregados de empresas públicas e privadas, os domésticos e quem recebe benefícios do INSS. O valor é 18,3% mais alto que o do ano passado.

A novidade deixou os comerciantes ansiosos pela chegada do dinheiro extra. “O lojista aproveita o mês de dezembro para superar os meses de janeiro, fevereiro e março, que são os mais fracos”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Recife), Eduardo Catão.

A primeira parcela do 13º deve chegar ainda este mês ao bolso do trabalhador, que já está se programando. “O 13º é do meu marido. Mas eu vou comprar algumas coisas, que eu estou precisando, e o resto guardar para janeiro”, conta a dona de casa Argélia Rogério.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário