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segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

“Educação numa perspectiva de desenvolvimento sustentável com inclusão social”



“Educação numa perspectiva de desenvolvimento sustentável com inclusão social”
postado por Paulo Fernando em Educação, Paulista
Falar de educação, sem ser educador é um risco, mas é uma obrigação para aqueles, que como eu, escolheu a vida pública para exercer o seu ofício, portanto, procurarei abordar a assunto sob a ótica do gestor público, que necessariamente precisa ter uma visão multidimensional, com posicionamentos claros e abertura para receber a contribuição daqueles que fazem da educação, do ensino, o seu ofício de vida e por isso mesmo merecem ser alvo da atenção nas suas opiniões e visão crítica.

Em primeiro lugar é preciso ter como premissa que estamos diante de um “mundo novo” com diversos canais de comunicação, com um novo padrão de motivação a ser desenvolvido na relação educador x educando, temos uma nova realidade a ser trabalhada com o propósito de fazer do ambiente escolar um ambiente motivado, sintonizado com esse “mundo novo” e isso significa criar as condições materiais na infra estrutura daquele ambiente para permitir acesso a todas as ferramentas que as novas tecnologias de informações dispõem e que são carregadas de interatividade, mas isso é logística, suporte, não é a educação propriamente.

Entendo que “EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM INCLUSÃO SOCIAL”, conceitualmente, se expressa quando a pedagogia se encontra com as diferenças, isto é, quando as trocas de conhecimentos do educador com o educando e vice-versa se processam num ambiente de compreensão e tolerância amplo, democrático e aberto às diversas formas que a sociedade se expressa no seu dia a dia.

No desafio da sustentabilidade há uma importante premissa, precisamos trabalhar a formação de um “cidadão novo” para aquele “mundo novo” que a pouco me referi. Como fazê-lo? Procurando trabalhar a consciência coletiva da sociedade, procurando sensibilizar cada um e cada uma para o seu papel individual e coletivo para reproduzir um mundo mais solidário e integrado, que se auto sustente nas rotinas de cada pessoa e que termine por gerar um círculo virtuoso de responsabilidade social.

Claramente entendo que na sala de aula o conteúdo pedagógico tem que se comunicar com a realidade dos alunos e alunas, professores e professoras, assim é que, por exemplo, o conteúdo de geografia precisa dialogar com a realidade dos morros e alagados das periferias das cidades, as pessoas precisam se enxergar nas questões que envolvem o ensino aprendizado, de modo que o contato com a sala de aula expresse preocupações com a realidade que o cerca e aponte caminhos, alternativas e sobre tudo ajude-os a desenvolver uma visão própria dessa realidade e conquiste-o para um papel proativo no desafio de vencer as dificuldades individuais e coletivas. Assim a conquista do “lugar de cada um na sociedade” é conseqüência da formação de um cidadão com visão ampla e compartilhada do seu papel naquela sociedade e aí o emprego, o trabalho, de que todos precisam, ou melhor a conquista de sua renda, seja como trabalhador ou empreendedor é uma conseqüência das atividades sociais de cada um e não o contrário, e não o cidadão “preso” a uma angústia de buscar desesperadamente o seu “ganha pão” numa luta de “salve-se quem puder”, mas sim as conquistas decorrentes do que a pedagogia da sustentabilidade forjou, um cidadão que terá consciência que sempre se esforçará para fazer o melhor possível, para contribuir para a construção de uma sociedade que se respeita e se valoriza.

Por fim, considerando que “não há nada que você saiba que não tenha aprendido com alguém”, quero dizer que a melhor forma de chegarmos a uma sociedade sustentável é ter a consciência que somos todos professores e professoras, alunos e alunas, com muito a ensinar e aprender.

Texto de referência da fala do Engenheiro Jorge Carreiro para dirigentes e educadores da rede municipal de educação do Paulista.
Fonte: informepe.com

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