CDL-Paulista

Minha foto
Paulista, Pernambuco, Brazil

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PCR e CDL vão capacitar jovens

Com o objetivo de qualificar os jovens que buscam o primeiro emprego no varejo e para suprir a demanda de mão de obra para as vendas de fim de ano, a Fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife) e a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), através da Secretaria Especial de Políticas para Juventude, lançaram o Programa de Formação e Acesso ao Trabalho (Profat). Através dele, serão capacitados 300 jovens de baixa renda, já selecionados através do Projovem e do Pronasci.

Os aprendizes terão aulas gratuitas voltadas para o comércio, como informática, conhecimentos em matemática, relacionamento com o cliente, entre outras. Ao término dos três meses de preparação, os candidatos serão encaminhados ao mercado de trabalho. Um deles é Felipe Cabral, de 18 anos, que busca oferecer melhor qualidade de vida para sua mãe, avó e três irmãos. “Eu venho sempre buscando emprego, mas não tenho cursos. Esta será uma oportunidade de conseguir assinar a carteira profissional e ajudar a minha família”, relatou.

O presidente da Fundação CDL, Sílvio Vasconcelos, destacou a necessidade de mão de obra qualificada no varejo. “No fim do ano passado, tivemos mais vagas do que pretendentes. Este ano, com o convênio, teremos profissionais capacitados suficientes para atender o comércio local. Este programa pode ser a semente para a criação da Universidade do Varejo”, ressaltou. Para o presidente da CDL-Recife, Eduardo Ca­tão, “este é o momento oportuno para a qualificação destes jovens. Se cada um fizer a sua parte, ao final do curso eles sairão da sala de aula direto para o mercado de trabalho”.

De acordo com o prefeito do Recife, João da Costa, o momento econômico que o Recife vive atualmente exige qualificação profissional para quem deseja ocupar as vagas no mercado, principalmente os jovens. “Para isso, a gente precisa montar um comitê de gestão de oportunidades para os jovens. Não é só o varejo, mas o setor de serviços, de construção civil e telecomunicações estão demandando profissionais”, completou.

(Folha PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário