CDL-Paulista

Minha foto
Paulista, Pernambuco, Brazil

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Entidades criticam decisão do BC de elevar os juros

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) lamenta, em nota distribuída nesta quarta-feira (20), a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros para 12,50% ao ano, e reitera que ao “tentar esfriar” a economia e o crescimento interno o Banco Central dá “um duro golpe no bolso do cidadão comum”, que terá de arcar com custos ainda maiores em financiamentos, além de conviver com os juros reais mais altos do mundo.

Conforme avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, ao decidir elevar pela quinta vez consecutiva os juros básicos, os diretores do Banco Central demonstraram ter “pouca fé” nas informações que apontam para a perda de força da inflação. “Ainda pela manhã, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já havia divulgado que o IPCA-15 de julho havia recuado para o menor patamar desde agosto de 2010. A cautela foi desmedida”, disse.

O presidente da CNDL também avalia que os ajustes na política monetária têm provocado efeitos colaterais na taxa de câmbio, com o dólar recuando frente ao real para a menor patamar desde 1999, em função da maior atratividade para o capital especulativo. “Como resultado, no ano, o fluxo cambial, que mede as entradas e saídas de recursos do País, já é praticamente o dobro do de 2010″, avalia Pellizzaro.

(JC online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário