CDL-Paulista

Minha foto
Paulista, Pernambuco, Brazil

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Controlar a ansiedade é fundamental na hora de conseguir um emprego

Não é fácil controlar a expectativa, a tensão e a ansiedade antes de uma entrevista de emprego, um pedido de aumento salarial ou outra situação decisiva. Mas é possível preparar o cérebro para frear o nervosismo, conter os “brancos” e se sentir mais seguro.

As roupas, a postura, cada gesto e palavra contam muito nessa hora. Para explicar como o corpo age nesses momentos, como manter o comando de si mesmo e parecer o mais natural possível, o Bem Estar da quarta-feira (20) convidou o psicólogo Sérgio Senna e o neurologista Tarso Adoni.

Os especialistas dão 5 dicas valiosas para passar uma boa impressão, ganhar autoconfiança e conseguir o que tanto se quer. São elas:

1 – Preste atenção nas expressões do seu rosto. Conforme você responde a perguntas e conversa com alguém, suas emoções são percebidas pelas expressões faciais. Se o entrevistador notar medo, raiva ou surpresa, ele pode se aprofundar nesse assunto. Portanto, esteja preparado.

2 – Demonstre confiança. Mantenha uma postura ereta, controle o volume da voz e dê ênfase ao que realmente merece. Na apresentação física, vista uma roupa adequada, que não seja o personagem principal da entrevista, e sim o seu conteúdo. Seja o mais verdadeiro possível: não invente, esconda, minta ou maquie nada. Ter autoestima também melhora o desempenho e o resultado.

3 – Seja dinâmico. Muitas vezes, uma posição boa para começar uma conversa é cruzar os dedos sobre o colo, sem apertá-los. Dessa forma, não será você quem vai conduzir a entrevista. Apesar disso, não deixe de ser preciso e assertivo. Não fique parado como se fosse um robô nem se esparrame na cadeira: a movimentação dá vazão à ansiedade e ilustra o que você está falando. Acenar com a cabeça é fundamental, pois demonstra que você está prestando atenção no outro e concordando com o que é dito.

4 – Respeite o espaço do entrevistador. A distância regular de 30 a 40 cm em volta de si deve ser respeitada. Não invada o espaço da outra pessoa, não toque nela nem se comporte como um amigo de infância. O toque deve ser evitado porque é um sinal de intimidade, e você ainda não tem isso. Se estiver inseguro, espelhe-se na posição do corpo de quem o recebe, sem que isso pareça falta de respeito.

5 – Sorria. Nas perguntas em que você se sentir bem, como “Você foi bem-sucedido em determinada experiência?” ou “Você está feliz neste momento?”, sorria quando for algo sincero, pois isso conta pontos. Em contrapartida, tente não sorrir quando esse for um gesto para encobrir raiva, tristeza ou nervosismo.

O Camarim do Bem Estar acompanhou candidatos a uma vaga de trabalho e propôs uma transformação. Com um porte mais seguro, os participantes ficaram mais profissionais, na avaliação da entrevistadora. Novamente, o maquiador e cabeleireiro Marcos Salles e a consultora de moda Chiara Gadaleta ajudaram Fernando Rocha e Mariana Ferrão nessa tarefa.

Qualquer pessoa é capaz de ler os sinais do corpo, e uma boa comunicação não-verbal, portanto, pode favorecê-lo ou prejudicá-lo nessas horas de desafio. Em um nível normal, a ansiedade é benéfica para lembrá-lo do que precisa ser falado ou feito. Porém, manifestações como gagueira, suor, tremores e aperto no peito podem e devem ser evitados.

É importante lembrar que a nossa imagem é um patrimônio que pode ser construído, modificado e adaptado conforme a exigência. E, quanto mais você encarar uma entrevista de emprego, mais bem preparado ficará para a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário