CDL-Paulista

Minha foto
Paulista, Pernambuco, Brazil

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Falta de acessibilidade complica rotina de cadeirantes em Paulista


Muitas promessas já foram feitas, mas quem necessita de facilidades ainda espera que elas saiam do papel. O dia-a-dia de quem anda com cadeira de rodas já é difícil por uma série de limitações. Mas em Paulista a rotina dessas pessoas é ainda mais complicada por causa da falta de adaptação das calçadas. Muitas promessas já foram feitas, mas os cadeirantes ainda esperam que elas saiam do papel.

Várias ruas de Paulista são verdadeiras provas de obstáculos para os pedestres. E o problema não é uma característica apenas dos bairros. A região central é um retrato da situação que exige muita paciência e atenção de quem transita pelo local. Desníveis, degraus, pisos inadequados, garagens que invadem a calçada, ausência de rampas de acesso, raízes de árvores, pedras e falhas de projeto são as principais dificuldades que podem ser verificadas em apenas alguns minutos de caminhada pelo centro da cidade.

Um dos principais pontos citados pelos especialistas para a baixa inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é a falta de acessibilidade, não apenas nas empresas, mas também nas ruas, no trajeto até o trabalho.

De acordo com o arquiteto Ricardo Andrade, a principal causa da falta de acessibilidade é a ausência de observação, cumprimento e fiscalização da legislação.

O Presidente da CDL- Paulista Raimundo Lopes já vem trabalhando em um projeto para facilitar o fluxo nas ruas do centro , afirmou já ter uma reunião marcada para discutir o assunto junto ao SINDECOM e prefeitura .

Outro problema que afeta o acesso ao emprego, é a precariedade e a falta de calçadas acessíveis e seguras, além dos problemas no transporte coletivo. O sistema de transporte coletivo poderia ser mais seguro e acessível com a simples inserção de rampas em todas as estações e plataformas elevatórias nos veículos.


Redação do Informe-PE, Reportagem: Paulo Fernando
(com alterações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário