CDL-Paulista

Minha foto
Paulista, Pernambuco, Brazil

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PE conquista 09 escolas técnicas federais e um campus da UFRPE


De uma só vez, Pernambuco vai ganhar nove novas escolas técnicas federais e um novo campus da Universidade Federal Rural para formar trabalhadores voltados para os grandes empreendimentos que desembarcam no estado a cada dia. O anúncio das novas unidades foi feito hoje (16) em Brasília pela presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia que marcou a expansão da educação superior, tecnológica e profissional do Governo Federal.

O Ministério da Educação está investindo R$ 1,1 bilhão para abrir 314 novas instituições e 400 mil vagas em quatro novas universidades federais, 47 novos campi universitários e 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica em todo o país.
Eduardo Campos foi o escolhido pela presidência para discursar em nome de todos os governadores presentes à solenidade. Ele lembrou que uma de suas primeiras ações à frente do Governo foi reabrir a segunda escola técnica mais antiga do país, a Etepam (que estava fechada há cinco anos) e destacou que Pernambuco chegará ao final de 2014 com 60 escolas técnicas estaduais.

O governador também afirmou que para ampliar a educação profissionalizante é necessário formar professores voltados para o ensino técnico. Fazer com que o ensino médio “reencante” os alunos foi outrao desafio apontado por Eduardo. “Ainda estamos distantes da nova realidade desses alunos. Se oferecermos um ensino médio nos mesmos padrões do oferecido na década de 70 não iremos conseguir prender a atenção deles”.

O Governo Federal priorizou cidades com mais de 50 mil habitantes ou localizadas em microrregiões não atendidas por escolas federais para receber as escolas anunciadas hoje. Outros fatores como a existência de arranjos produtivos locais e a proximidade de grandes investimentos também foram levados em consideração para a definição das sedes. “O que nós queremos é descentralizar o desenvolvimento”, afirmou o ministro Fernando Haddad.

As cidades pernambucanas beneficiadas com os novos campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) são quase todas da Região Metropolitana do Recife (Igarassu, Abreu e Lima,Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Cabo de Santo Agostinho), com exceção apenas para Palmares e para Garanhuns, onde o campus já existente será ampliado. Já o Instituto Federal do Sertão pernambucano vai ganhar extensões em Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. Todas as unidades serão construídas em terrenos cedidos pelas prefeituras dos municípios e as obras devem ficam prontas em 2013.

O Prefeito Yves Ribeiro Participou da solenidade ao lado da secretária de Educação Jaqueline Moreira, ao entra em contato com a nossa equipe do Blog o Prefeito disse que estava bastante feliz em trazer para Paulista a ordem de serviço para construir está Escola, que é o sonho de todos os pais de nossa cidade, agora vamos junta toda sociedade paulistense, para que juntos possamos ajudar crescer ainda mais a qualidade da educação de nossa cidade.
fonte: paulista em 1 lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário